Especial Dia Internacional da Mulher



1. Mulher Maravilha (Netflix)

Treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando um piloto sofre um acidente e cai em uma praia do local, ela descobre que uma guerra está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com a guerra, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra.


2. Coco Antes de Chanel (Globoplay)

Coco Chanel era uma jovem humilde com talento para costura e trabalhava como cantora em um bar. Sua vida muda quando ela se torna amante e conselheira de modas de um rico herdeiro. Cansada dos chapéus floreados, dos espartilhos apertados e metros de fita que definem a moda feminina, Coco usa as roupas de seu amante como ponto de partida para criar uma elegante e sofisticada linha feminina que a leva para o topo da costura parisiense.


3. Valente (Disney +)

A princesa Merida deve seguir os costumes do seu reino e tomar-se rainha ao lado do cavalheiro que conseguir a sua mão durante um torneio de arco e flecha. Porém, a jovem está determinada a trilhar seu próprio caminho e desafia a tradição ancestral.
Muito longe do estereótipo de donzela delicada, Merida diz não aos nobres bons costumes e busca sua própria forma de viver a vida.


4. As Sufragistas (Youtube)

O início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. A história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente.


5. Estrelas Além do Tempo (Telecine Play)

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.


6. Malala (Youtube)

Retrato íntimo da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, que foi perseguida pelo Taliban e severamente ferida por um tiro quando voltava para casa em seu ônibus escolar no Paquistão. A menina, de então 15 anos, foi julgada por defender a educação para meninas, e o ataque a ela provocou protestos de simpatizantes em todo o mundo. Ela milagrosamente sobreviveu e agora é líder de uma campanha global para educação de meninas como a cofundadora do Fundo de Malala.



1. Little Fires Everywhere (Prime Video)

Baseado no best-seller de Celeste Ng, 2017, “Little Fires Everywhere” segue os destinos entrelaçados da aparentemente perfeita família Richardson, e a enigmática mãe e filha que afetam suas vidas. A história explora o peso dos segredos, a natureza da arte e da identidade, a atração feroz da maternidade – e o perigo de acreditar que seguir as regras pode evitar desastres.


2. As Telefonistas (Netflix)

Em 1929, quatro mulheres vêm de diferentes partes da Espanha para trabalhar como “garotas do cabo” (operadoras de telefonia) em uma empresa em Madri que vai revolucionar o mundo das telecomunicações. No único lugar que representa progresso e modernidade para as mulheres da época, elas aprendem a lidar com inveja e traição, enquanto embarcam em uma jornada em busca do sucesso.


3. Coisa Mais Linda (Netflix)

Nos anos 1950, a paulistana Malu se muda para o Rio de Janeiro com o marido para abrir um restaurante. Porém, ele rouba todo o seu dinheiro e foge. Ao conhecer a cantora Adélia e a escritora Thereza, a jovem abre um clube noturno de bossa nova.


4. The Marvelous Mrs. Maisel (Prime Video)

Em 1958, Nova York, a vida de Midge está nos eixos: marido, filhos e elegantes jantares em seu apartamento no Upper West Side. Mas quando a vida dela dá uma reviravolta, ela tem que decidir rapidamente o que mais ela sabe fazer. Se tornar comediante é uma escolha inusitada para todos, menos para ela.
A partir desse evento, Alicia retoma sua carreira de advogada depois de anos dedicando-se somente à família.


5. Scandal (Netflix)

Olivia Pope é a dona de uma empresa gerenciamento de crises e, acima de tudo, uma mulher que sabe muito bem o seu papel: poderosa, confiante e sem medo de impor suas opiniões.
Um bom exemplo para quando nos sentimos acuadas no ambiente de trabalho simplesmente por sermos mulheres.


6. Anne With An E (Netflix)

É uma série canadense transmitida originalmente pelo canal CBC Television. A história acompanha a vida de Anne Shirley, uma jovem órfã que, após uma infância de abusos entre orfanatos e casas de estranhos, é enviada por engano para viver com um casal de irmãos em idade avançada. Com o passar do tempo, a pequena garota de 13 anos transforma a vida de Marilla, Matthew Cuthbert e de toda a cidade com seu jeito extrovertido, sua inteligência e imaginação brilhante. As aventuras de Anne abordam temas atemporais e de atual relevância como identidade, feminismo, bullying e preconceito. A série é baseada no livro Anne of Green Gables, escrito por Lucy Maud Montgomery.



Mulheres que correm com os lobos


Bom dia, Obvious

Marcela Ceribelli, CEO e diretora criativa da Obvious, recebe convidadas para conversas abertas sobre assuntos atuais do universo feminino: saúde mental, autocuidado, carreira, autoestima, novas curas, relacionamentos e outros.
Bom Dia, Obvious, o que você vai fazer pela sua felicidade hoje?


Autoconsciente

Autoconsciente. Um podcast que entende você. Este é um podcast que entende você, para você entender melhor sua mente e emoções. Para ter uma relação mais leve consigo mesmo, baixando o tom da autocobrança e da autocrítica que ecoam na cabeça. Para que possa encontrar, dentro de você, a paz que está tão difícil de encontrar no mundo.


Mamilos

O Mamilos – Jornalismo de peito aberto, é um podcast semanal que busca nas redes sociais os temas mais debatidos (polêmicos) e traz para mesa um aprofundamento do assunto com empatia, respeito, bom humor e tolerância. Apresentado pelas publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis.


As Perennials

As Perennials é um podcast que surgiu do encontro das jornalistas mineiras Fernanda Ribeiro e Natália Dornellas, na faixa etária dos 40, que resolveram abrir o microfone para outras mulheres que vivem as dores e as delícias desta mesma fase de vida. Em sua terceira temporada, o programa terá sempre uma convidada diferente para debater assuntos que fazem parte do universo feminino.



Podcasts

PodProgramar | Porque nós podemos!

Podcast apresentado por desenvolvedoras focado em programação, notícias e histórias, tudo com o toque feminino numa área dominada por homem.


Mulheres de produto

Mulheres de produto traz mulheres que fazem acontecer no mercado de tecnologia e produtos digitais! Sempre em conversas bem humoradas, nosso programa coloca essas mulheres no lugar do protagonismo para inspirar outras a fazerem o mesmo.


Mulheres importantes na TI

Susan Wojcicki

CEO do YouTube e considerada a 12ª mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes, Susan Wojciki já foi citada como uma das mulheres mais influentes e poderosas da tecnologia diversas vezes.
Ela ajudou a desenvolver ferramentas de sucesso da Google, como o Google Imagens e o Google Books. Já foi enaltecida pela revista Forbes, pela Vanity Fair e pela Fortune. Com uma fortuna de aproximadamente 26 bilhões de dólares e mãe de cinco filhos, ela é um símbolo de equilíbrio entre carreira e família.

Virginia Rometty

Ginni, como é chamada, é a atual CEO e Chairwoman da IBM desde 2012, e é a primeira mulher a ser líder da centenária companhia. Antes de se tornar CEO, trabalhou na empresa por 30 anos, ocupando posições de Vice-Presidente Sênior e Executiva de Vendas, Marketing e Estratégia.
Bacharel em ciência da computação e engenharia elétrica, Ginni trabalhou para o General Motors Institute e entrou na IBM como engenheira de sistemas.

Ursula Burns

CEO da Xerox, Ursula Burns é a primeira mulher negra a dirigir e liderar uma corporação nos Estados Unidos.
Mestre e bacharel em Engenharia Mecânica, Ursula começou na Xerox como estagiária, em 1980. Em 2009, depois de construir uma célebre carreira na empresa, foi nomeada CEO, sucedendo Anne Mulcahy.

Safra Catz

Com bacharel pela Wharton School e doutorado em jurisprudência, Safra é presidente e CFO da Oracle.
Ela entrou na empresa em 1999 e atua como presidente desde 2004. É membro da diretoria desde 2001 e há dez anos ocupa também a posição de diretora do Grupo HSBC.

Sites

Minas programam

É uma iniciativa criada em 2015 para desafiar os estereótipos de gênero e de raça que influenciam a relação com as áreas de ciências, tecnologia e computação.
Promovem oportunidades de aprendizado sobre programação para mulheres, priorizando àquelas que são negras ou indígenas.

Progra{maria}

Projeto de incentivo da inserção da mulher no campo tecnológico, principalmente nas profissões de computação, com o objetivo de abrir espaço para todas através do aprendizado da programação e da disseminação de conhecimento.

Cloud Girls

O Cloud Girls nasceu para promover discussões relacionadas à cloud exclusivamente para o público feminino.

Grupos

Elas programam

O maior objetivo com a criação e administração do Elas Programam é incentivar mulheres a programar, nos conectar e com isso aumentar a nossa presença e permanência no mercado de tecnologia.

Reprograma

Iniciativa que visa inspirar, empoderar e educar mulheres com conhecimentos de computação e ferramentas de capacitação profissional.

Grace

O GRACE surgiu da vontade do PET-SI, grupo da EACH-USP, de inspirar alunas do ensino fundamental e médio a se interessar por computação. O objetivo é aumentar o pequeno percentual de garotas nessa área através de atividades desenvolvidas em suas escolas.

Vai ter menina na ciência

O GRACE surgiu da vontade do PET-SI, grupo da EACH-USP, de inspirar alunas do ensino fundamental e médio a se interessar por computação. O objetivo é aumentar o pequeno percentual de garotas nessa área através de atividades desenvolvidas em suas escolas.



Nathalia de Oliveira Rosa Arcuri é uma especialista em finanças, apresentadora e jornalista brasileira. É conhecida pelo canal Me Poupe! no YouTube, pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeiro, atualmente o maior canal sobre finanças do mundo.
Ela mostra no vídeo “COMO TIRAR AS SUAS METAS DO PAPEL EM 2021?”  uma técnica simples e fácil para você entender como se cria metas realizáveis de verdade. Além disso, tem muitos outros vídeos no canal. Confira!
Para mais conteúdo também siga no Instagram: @nathaliaarcuri e @mepoupenaweb, e no site mepoupe.com.




Sobre mulheres

Mulher de Valor

Siga Dicas de Mulher

Grupo Mulheres do Brasil

ONU
Mulheres

Moda

Ana Vaz

Laís Urizi

Nutrição

Andrea Santa Rosa

Nutri Secrets

Bem-estar

Camila Zen

Marina Repetto

Mães

Mães Amigas

Cheguei Ao Mundo

Educação Empática

SOS Educação



Para visitar de casa

Museu Casa de Anne Frank, em Amsterdam

O Museu Casa de Anne Frank, localizado em Amsterdam, conta a história da menina de origem judia que se refugiou com a família na casa de vizinhos que os protegeram durante a invasão nazista aos Países Baixos, em 1942. Virtualmente é possível assistir a diversos vídeos sobre a vida e o diário de Anne Frank, visitar a sala onde ela e a família ficaram escondidas por mais de dois anos durante a Segunda Guerra Mundial e também a casa onde moravam antes da grande guerra. Quem tiver disponível óculos de realidade virtual poderá usá-los em uma sessão especial. O museu virtual está disponível em inglês, espanhol, holandês e alemão. Há uma galeria especial em português e outras 19 línguas. A sessão de realidade virtual também está disponível em português. O museu também pode ser visto no Google Arts & Culture.


Master of the Hula Hoops | Elena Lev | Cirque du Soleil

Aprenda com a mestre dos bambolês, Elena Lev, enquanto ela explica o que é ser uma artista de circo. Elena Lev, uma das artistas icônicas do Cirque du Soleil, começou sua carreira como artista de circo aos 12 anos, quando ingressou no programa Alegría. Ela é amplamente conhecida por suas apresentações que combinam a arte do bambolê com ginástica e contorção. Elena é uma artista experiente, tendo feito turnês pelo mundo com algumas das produções mais famosas do Cirque du Soleil, incluindo Saltimbanco e Quidam.


Google Arts & Culture – O papel da mulher na cultura

Indexação super variada e completa de reportagens, produções, artistas, vídeos, imagens, resumindo, basicamente tudo que você poder imaginar referente e produzido por mulheres (conteúdo em inglês).

Feito Por Elas


Mais uma mídia voltada a divulgar e reconhecer o trabalho das mulheres na arte, mas, neste caso, especificamente na 7ª arte, o cinema, uma área que ainda luta pela igualdade de gênero da produção feminina.



Lady Driver

No auge dos aplicativos de transporte privado como solução para mobilidade nas cidades, o Lady Driver surgiu com uma proposta diferente: a do empoderamento feminino ao mesmo tempo que garante qualidade e segurança.
Criado pela brasileira Gabryella Corrêa, a ideia desse que é um dos principais aplicativos para mulheres, do transporte exclusivo para elas, veio de uma experiência de assédio em outro aplicativo. Para chegar até o lançamento do aplicativo, no ar desde 2017, a criadora contou ter feito pesquisas com mulheres motoristas e passageiras, que relataram sofrer assédio tanto trabalhando quanto usando o serviço dos aplicativos mais populares. Lançada em março de 2017 com apenas 1,8 mil motoristas, hoje já conta com mais de 20 mil mulheres cadastradas – sendo 40% delas treinadas pela empresa.

Diário de Saúde da Mulher

É app completo que você quer? No Diário de Saúde da Mulher você pode anotar o seu IMC (Índice de Massa Corporal), calendário menstrual, contato de todos os médicos, exames, vacina, medicamentos e até os alimentos que você consome no dia a dia! O aplicativo está disponível para Android.

Canva

O Canva é uma solução simples de design para quem quer criar imagens de forma rápida, prática e já sair compartilhando nas redes sociais. E ele foi idealizado por uma mulher, a australiana Melanie Perkins. O app já é utilizado por milhões de usuários no mundo, tornando-se um dos mais notáveis aplicativos para mulheres se inspirarem com sua idealização e desenvolvimento liderados por uma grande líder.

Guiabolso

O Guiabolso tem tudo o que você precisa para deixar sua vida financeira em dia. No app você controla seus gastos e rendas, planeja como pretende gastar seu dinheiro e cria suas metas de forma segura e transparente.

Calm

O Calm é o aplicativo nº 1 para dormir, meditar e relaxar. Junte-se a milhões de pessoas que estão dormindo melhor e se sentindo menos estressadas e ansiosas com as nossas meditações guiadas, Histórias para dormir, programas de respiração, exercícios de alongamento e músicas relaxantes. O Calm é recomendado por profissionais de psicologia de renome, terapeutas e especialistas em saúde mental.


Quer contribuir com algum conteúdo? Estamos abertos a colaborações, indicações e pitacos. Envie um e-mail para: marketing@verx.com.br

VENHA TRABALHAR NA VERX

Somos apaixonados por TI.
Envie seu currículo para a VERX.
Teremos prazer em conhecê-lo.

Siga a VERX

Verx Tecnologia e Inovação

Rua Tabapuã, 50 – Intermediário 02
CEP 04533-000 – Itaim Bibi – São Paulo
55 (11) 4550-1710.