Skip to content

QA – GET TO KNOW THE PROFESSION

Quality Assurance, Quality Analist ou Analista de Testes, mais conhecida como QA, essa profissão está relacionada à garantia da qualidade em produtos, processos e serviços. Os profissionais de QA desempenham um papel fundamental em várias indústrias, incluindo a de tecnologia. No caso de produtos digitais, a experiência do usuário é uma das principais preocupações. Por isso, apesar de toda a equipe de desenvolvimento estar comprometida com a qualidade do produto, errar é humano. E é aí que entra um profissional responsável por analisar se esse produto está funcionando da melhor forma para o consumidor. O principal objetivo da pessoa QA é garantir que os produtos ou serviços atendam ou excedam os padrões de qualidade estabelecidos pelo cliente. Algumas das principais responsabilidades de um profissional de QA podem incluir: – Desenvolver e implementar estratégias de teste, identificar problemas e falhas, e fornecer soluções para melhorar a qualidade geral. – Criar e executar planos de teste (quais testes usar?), análise de métricas e dados de testes para avaliar a eficácia dos processos de QA. – Relatório de bugs e Identificação de áreas de melhoria nos processos de desenvolvimento e implementação de soluções colaborando com equipes de desenvolvimento para corrigir problemas. – Testes exploratórios. QAs têm faro de explorador, mantendo uma visão de usuário conseguem analisar por diversos ângulos o uso do que está sendo desenvolvido e realizar testes de coisas que ainda não estavam descritas como requisitos para serem analisados. A profissão de QA requer habilidades técnicas e analíticas sólidas. Os profissionais devem ser capazes de identificar áreas de risco, antecipar possíveis problemas e garantir que os produtos ou serviços sejam testados de forma abrangente. Por isso esse profissional também precisa contar com algumas skills como: Boa comunicação – Para comunicar com clareza ao DEVs os detalhes que precisam ser corrigidos em um produto. Conhecimento das principais tecnologias – Por estar em constante contato com a equipe de desenvolvimento discutindo sobre os detalhes do produto, é muito importante conhecer as principais tecnologias envolvidas na execução de um software, como os sistemas operacionais, Windows, Linux, iOS e Android, por exemplo. Conhecer os logs – É interessante que a pessoa QA entenda quais logs procurar, encontrar códigos de erros e como abrir e realizar suas pesquisas sobre eles. Compreender os fundamentos da web – Entender os seletores HTTP, HTML, DOM, CSS, por exemplo, que fornecem a base da maioria dos sistemas que a pessoa deverá trabalhar. Além disso, precisam ser detalhistas e ter uma visão extremamente criteriosa, ter habilidades de resolução de problemas e serem capazes de trabalhar em equipe, pois geralmente colaboram com desenvolvedores, designers e outros membros da equipe de projeto. Cada dia mais envolvidos em todo o ciclo de desenvolvimento de software, desde o início do processo até a entrega final, a profissão oferece diversas oportunidades de carreira. Mas é preciso a percepção de que itens cada vez mais próximos da camada de desenvolvimento poderão ser exigidos, então é importante abranger o conhecimento e evoluir. A demanda por profissionais de QA é alta, especialmente em setores onde a confiabilidade do produto é essencial, como no desenvolvimento de softwares, mas é preciso dedicação para ser um profissional requisitado. Concluindo, QAs desempenham um papel fundamental na garantia da qualidade de produtos e serviços, ajudando a identificar e resolver problemas antes que eles afetem os clientes finais. Desempenhando um papel crítico na construção de produtos confiáveis e de alto valor, contribuem para a maximização dos resultados, já que a correção prévia de erros evita perda de tempo, dinheiro e ainda conquista o cliente agregando valor á entrega. Redação Verx.
ChatGPT

Quality Assurance, Quality Analyst, or Test Analyst, better known as QA, this profession is related to ensuring quality in products, processes, and services. QA professionals play a critical role in various industries, including the technology sector.

In the case of digital products, user experience is a primary concern. Therefore, even though the entire development team is committed to product quality, making mistakes is human. This is where a professional responsible for analyzing whether the product is functioning in the best way for the consumer comes in. The main goal of a QA person is to ensure that products or services meet or exceed the quality standards set by the client.

Some of the key responsibilities of a QA professional may include:

  • Developing and implementing test strategies, identifying problems and defects, and providing solutions to improve overall quality.
  • Creating and executing test plans (which tests to use?), analyzing test metrics and data to assess the effectiveness of QA processes.
  • Reporting bugs and identifying areas for improvement in development processes and implementing solutions by collaborating with development teams to fix issues.
  • Exploratory testing. QAs have an explorer’s instinct, maintaining a user’s perspective, they can analyze the use of what is being developed from various angles and perform tests on things that were not described as requirements to be analyzed.

The QA profession requires strong technical and analytical skills. Professionals must be able to identify areas of risk, anticipate potential issues, and ensure that products or services are thoroughly tested. Therefore, these professionals also need to have some skills such as:

Good communication – To communicate clearly to developers the details that need to be corrected in a product.

Knowledge of key technologies – Because they are in constant contact with the development team discussing product details, it is crucial to know the main technologies involved in running software, such as operating systems like Windows, Linux, iOS, and Android, for example.

Understanding logs – It is interesting that QA personnel understand which logs to look for, find error codes, and how to open and conduct research on them.

Understanding web fundamentals – Understanding HTTP selectors, HTML, DOM, CSS, for example, which provide the foundation for most systems the person will work with.

In addition, they need to be detail-oriented and have an extremely critical view, problem-solving skills, and the ability to work in teams, as they often collaborate with developers, designers, and other project team members.

Increasingly involved in the entire software development cycle, from the beginning of the process to the final delivery, the profession offers various career opportunities. But it is necessary to be aware that items closer to the development layer may be required, so it is important to expand knowledge and evolve. The demand for QA professionals is high, especially in sectors where product reliability is essential, such as software development, but dedication is required to become a sought-after professional.

In conclusion, QAs play a critical role in ensuring the quality of products and services, helping to identify and resolve issues before they affect end customers. Playing a critical role in building reliable and high-value products, they contribute to maximizing results, as prior error correction prevents the loss of time, money, and even gains the client by adding value to the delivery.

Verx Editorial.

Compartilhe

Artigos Relacionados

TIPS FOR STARTING A SUCCESSFUL CAREER IN THE TECHNOLOGY FIELD

In a technology-driven world, the tech industry offers a range of exciting opportunities for those looking to build a solid and
Leia mais >