Hoje, dia 25 de maio, é comemorado o dia do Orgulho Nerd! Mas você sabe como surgiu esse dia?
A criação teve duas principais motivações: a estreia de um dos filmes de Star Wars e uma homenagem ao autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams!
O primeiro filme da franquia de Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança, foi lançado no dia 25 de maio de 1977, e desde então todos os filmes entraram na história como um grande destaque para a cultura geek. Já o autor Douglas Adams, ficou conhecido com a sua obra mais famosa, O Guia do Mochileiro das Galáxias, onde conta a história de um garoto que desbrava o universo com um alienígena. Após a morte do autor, os fãs criaram o Dia da Toalha, mesmo dia do Orgulho Nerd, como forma de homenageá-lo. Interessante, não é?
O Orgulho Nerd também está ligado à Cultura Geek que nos últimos anos teve uma grande ascensão! Essa cultura é caracterizada com indivíduos que gostam de tudo aquilo relacionado à tecnologia, eletrônicos e animações. Aliás, dentro da cultura geek existem diversas divisões de tipos de geeks, que também estão inclusas no famoso orgulho nerd! Algumas delas são:
1) Gamer
Mestres dos jogos de videogame, vivem imersos em busca de conhecimento sobre táticas, técnicas, atualizações e novos jogos para curtir com a galera!
2) RPGista
São os jogadores de RPG (Role Playing Game). Imersos nas buscas e no personagem, costumam criar memórias das partidas com imagens bem reais de tudo o que aconteceu.
3) Otaku
Fanáticos por animes e mangás, e bons conhecedores da cultura pop japonesa!
4) Cinéfilo
Aficionados por cinema, estão por dentro dos próximos lançamentos, dos detalhes das produções, dos primeiros trailers, assistem a todas as pré-estréias e leem todas as críticas. Além de amarem fazer uma boa recomendação de filme!
5) Cosplayers
São os indivíduos que se fantasiam de personagens fictícios, como hobby ou profissionalmente! Você com certeza já viu algum em um evento geek!
6) Os que amam TI
São aqueles que amam programação de computadores, linguagens, códigos, e muito mais! Se a Verx fosse uma pessoa, com certeza seria esse tipo de nerd!
E milhares de outras!
Antes o termo “nerd” era considerado algo pejorativo, e até mesmo uma crítica, mas as coisas mudaram! Virou um estilo de vida e a cultura geek chegou para mostrar que sim, você pode sentir orgulho de ser nerd!
Melissa Antunes
Marketing – Verx.