Skip to content

Expectativa, esperança e realidade

Dezembro é naturalmente, na maior parte do mundo, o mês das festas, dos momentos mágicos. O mês da eXperança (mistura da expectativa com a esperança). O mês do encontro, dos desencontros, das agendas cheias, do desejo de não fazer nada, da correria, das frustrações, das alegrias, da comilança, do pensar no regime para se preparar para o verão. Do tudo junto e misturado. Da expectativa, da esperança e da realidade! Do querer viver 365 dias em 30 ou menos, porque precisamos terminar tudo antes do dia 31! Ufa! Dezembro é o mês!

Para mim, além de ser tudo isso, é também o momento de refletir e neste meu artigo, convido você a refletir comigo como podemos viver os próximos 365 dias de forma esperançosa e com uma realidade de paz interior e sentimentos de realização.  

O primeiro passo é entendendo a diferença entre expectativa e esperança. Aquilo que nos consome em pensamento, aquela construção de um roteiro em nossa mente sobre o que vai acontecer, que nos gera uma certa angústia e ansiedade, é a expectativa. É o esperar muito algo, aquele grande desejo, aquela vontade enorme.

Já a esperança é aquele sentimento que temos sobre a possibilidade da realização de algo, é a confiança que temos, a fé, a coisa boa. É o estar aberto para a realização de um desejo.

Quando você tem esperança, você está numa frequência positiva. Você acredita que tudo está conspirando a favor. A esperança nos alegra, nos anima.

Entendendo a diferença entre os dois sentimentos, a melhor escolha é sermos esperançosos. Os esperançosos são otimistas, positivos, vivem com menos estresse físico e mental e é aí que entra a realidade. Vivermos realmente em estado de harmonia física e mental, não é exatamente o que a maioria de nós tem buscado? Ouso dizer que essa é a felicidade que tanto almejamos. 

A esperança ajuda muito a sabermos lidar com as crises e evitarmos o desespero. A esperança muda a nossa vida porque ela não mira no futuro, mas sim na forma como atuamos e respondemos o presente. E aí vem a realidade novamente. Qual é o nosso melhor presente se não vivermos bem o dia de hoje, o momento presente?

Então por que não pautarmos nossos próximos dias e anos na esperança? Aproveite esses últimos dias do ano para fazer uma revisão de como tem vivido. Mais de expectativas e de frustrações? Vire a chave! Permita-se um momento de reflexão e da criação de um propósito de um novo ano baseado em esperança! 

Acredite em você. Trabalhe sua autoconfiança. Seja bondoso com você mesmo. Dê um passo de cada vez.

Mude a forma como encara as coisas. Mude o foco. 

Seja bem-humorado. Permita-se viver momentos de incerteza – esses momentos aguçam nossa criatividade, nossos sonhos. Vá atrás de novidades. Faça novos planos.

Seja grato. Valorize todos e tudo de bom que há ao seu redor. Mantenha uma atitude mental positiva.

Dê espaço a decepção – é importante reconhecer que iremos nos decepcionar em alguns momentos da vida. E que saberemos lidar de forma consciente e equilibrada com o que nos acontece de diferente.

Cuide da sua alma, do seu espírito, do seu físico. Ouça sua voz interior. Visualize como as coisas podem acontecer e tenha sempre a certeza de que você não pode controlar o mundo, mas pode ser esperançoso, levar e compartilhar a esperança com alguém. Quando testemunhamos a generosidade de uma pessoa, tendemos a ser mais generosos. Mais empáticos e isso gera uma corrente positiva, uma nova realidade!

Seja esperançoso! Seja feliz! 

Que seu novo ano seja repleto de bons planos, sonhos, desejos e que a realidade de seus próximos dias seja de muitas boas realizações e conquistas! 


Feliz 2024!

 

Compartilhe

Artigos Relacionados

Existe um “Vale do Silício” brasileiro? Conheça as cidades mais tecnológicas do país.

Para que serve o Vale do Silício? O famoso Vale do Silício, fica na Califórnia (EUA), e se refere a uma
Leia mais >

Web Summit Rio 2024 – tecnologia sim, mas somada a criatividade, ética e educação.

Elizabeth Vasconcelos Sócia-Diretora/ Managing Director Com um olhar sobre a evolução da tecnologia sul-americana e como o Brasil está se mantendo
Leia mais >

O que é Rollout em projetos de tecnologia?

Entenda o que é e se vale a pena investir em um Rollout em TI O mundo da tecnologia da informação
Leia mais >