Skip to content

HOME OFFICE X FÉRIAS ESCOLARES: COMO CONCILIAR

As férias escolares podem ser um desafio para pais e mães que trabalham em home office. A presença dos filhos em casa durante esse período exige conciliação entre as demandas profissionais e a atenção que os pequenos precisam. No entanto, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível envolver os filhos nas atividades do home office, ou criar opções dentro de casa onde fiquem entretidos e se divirtam enquanto você trabalha.

Transforme esse momento em uma experiência mais interativa, divertida e educacional, com essas dicas:

Faça pequenas tarefas juntos – Crianças, principalmente as menores, adoram ser úteis e participar de tudo. Incentive as crianças a ajudarem com tarefas simples relacionadas ao seu trabalho, como organizar papéis ou separar materiais. Você pode “inventar” um trabalho para elas, como recolher os brinquedos espalhados na sala e contar quantos brinquedos ela guardou trazendo “um relatório” para você, coisas simples assim. Além de ensiná-las sobre responsabilidade, isso as mantém ocupadas e as faz sentir parte do processo.

Crie um espaço de trabalho compartilhado – Reserve um espaço para que as crianças também tenham seu “escritório”. Monte uma miniestação de trabalho com mesinha, cadeira e materiais adequados à idade. Isso fará com que se sintam importantes e envolvidos no processo de trabalho.

Brincar com objetos da casa – Vocês podem escolher um objeto, você esconde e as crianças têm que achar. Ou elas têm que encontrar algum objeto de cor ou forma específica. Dá para usar a criatividade e criar diversas brincadeiras de encontrar.

Estimule a criatividade – Disponibilize materiais como papel, lápis de cor, cola, recortes, glitter ou lantejoulas para colagem, argila ou massinha de modelar, incentivando as crianças a desenvolverem atividades criativas enquanto os pais trabalham. Isso permite que elas se expressem e se entretenham de maneira educativa.

Use 10 minutos do seu tempo criando cenários – Ajude a criar brincadeiras que vão entretê-los por horas, como montar cabanas com cadeiras e lençóis, criar um circuito de “o chão é lava” com almofadas, o sofá e cadeiras, criar um espaço para piquenique, que pode até ser dentro da cabana, ou brincar de praia na varanda, estendendo toalhas ao sol da manhã e deixando o som do mar no celular, por exemplo. A imaginação deles só precisa de um empurrãozinho!

Incentive a leitura – Escolha livros apropriados para cada faixa etária, sejam eles de histórias, contos de fadas, aventuras ou livros informativos. Leia em voz alta para os que ainda não sabem ler ou incentive os maiores a lerem e depois peça que desenhem o que entenderam da história. Você pode até escolher uma parede da casa para colar os desenhos com fitas e fazer uma exposição das artes relacionadas aos livros lidos. Uma atividade prazerosa e divertida que estimula o gosto por livros.

Boliche – Você pode usar garrafas pet ou garrafinhas de iogurte e colocar pedrinhas, feijão ou até um pouco de água no fundo para dar peso. E então criar uma bola de meias, ou usar uma bola de tênis ou qualquer bola com peso suficiente para derrubar as garrafas e pronto, mais uma diversão foi criada!

Teatrinho de fantoches – Você pode dar o material para as crianças criarem personagens com meias velhas, retalhos, lã e olhinhos malucos que você encontra em qualquer papelaria ou loja de materiais para artesanato, por exemplo. Se tiver uma caixa grande pode fazer um buraco e criar um palco ou o teatro pode ser feito detrás do sofá! Peça que criem uma história, montem os personagens, ensaiem e te chamem para a apresentação, eles ficarão entretidos por um bom tempo.

Dê banho nas bonecas e bonecos – Crianças adoram brincar com água. Forneça uma bacia com água num espaço onde elas possam fazer uma baguncinha. Dê toalhinhas, esponja e se a idade permitir, dê também um sabonete e deixe que elas deem banho nos brinquedos, penteie e troque. Elas vão adorar!

Jogos educativos – Existem vários jogos digitais (mas as telas devem ser usadas com moderação) e de tabuleiro que são divertidos e, ao mesmo tempo, promovem o aprendizado. Mas nesse caso, se você só tiver uma criança, talvez seja melhor reservar esses para o seu tempo livre. Mas busque opções que sejam adequadas à idade dos seus filhos e que estimulem habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, memória e matemática. Algumas opções como Mico, jogo da memória, paciência, quebra-cabeças, xadrez ou dama podem ser opções divertidas. E existem outros jogos que estimulam o cérebro das crianças sem deixar de ser divertidos e você encontra em qualquer site de loja de brinquedos.

Ao envolver seus filhos nas atividades do home office ou fornecer recursos educativos durante as férias, fica mais fácil conciliar suas responsabilidades profissionais com a atenção necessária aos pequenos. E lembre-se de dedicar o seu final de semana a eles, com uma atenção maior e voltada especialmente para eles, vai ser muito bom para o relacionamento entre vocês.

Lembrando que essas dicas são apenas algumas opções para tornar o período de férias em casa mais produtivo e significativo para toda a família. Não esqueça de ajustar as atividades e materiais de acordo com a idade e interesses das crianças, buscando sempre promover uma experiência divertida e enriquecedora para todos. Com um pouco de planejamento, paciência e criatividade, é possível aproveitar ao máximo esse tempo juntos.

Redação Verx.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Ainda faz sentido aprender programação em um mundo onde IA escreve códigos?

Será que vale a pena aprender programação em pleno 2025? Há pouco mais de um ano, durante a Cúpula Mundial de
Leia mais >

Brain Rot: O Cansaço Mental da Era Digital e o Impacto na Produtividade

Nas últimas semanas, dois momentos me fizeram refletir profundamente sobre como o excesso de informação está afetando nossa mente – e
Leia mais >

Computação Quântica: O Futuro Está Chegando Mais Rápido do Que Nunca

Todos os dias, vemos a tecnologia evoluir em uma velocidade impressionante. A nuvem, a inteligência artificial e a automação já revolucionaram
Leia mais >