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INOVAÇÃO – CONCEITO E PRÁTICA

O que é Inovação?

No dicionário: substantivo feminino
Novidade; aquilo que é novo; o que apareceu recentemente.

O Conceito é fazer algo novo, uma nova ideia, um novo produto ou um novo serviço. Mas inovar não é necessariamente, criar coisas que ainda não existam, você pode inovar melhorando um processo existente, fazendo de forma diferente, ou otimizando um produto ou serviço.

Como funciona a Inovação na prática?

A inovação é uma vantagem competitiva, e deve ser uma atitude constante de solução de problemas. No contexto corporativo, ela precisa ser capaz de gerar valor para a empresa e para os consumidores.

Inovar requer criatividade e coragem para trilhar um caminho onde ninguém mais pisou. Mas não dá para sair tendo ideias mirabolantes e criando soluções mágicas sem antes conhecer o problema ou a necessidade do seu cliente.

Você deve primeiro conhecer, entender vivenciar o problema para conseguir pensar na solução que de fato irá resolvê-lo. Não é o problema que deve se adaptar à solução, é a solução que deve ser focada no problema, se você teve a melhor ideia do mundo mas ela não serve para quem irá consumi-la, então a sua ideia não tem relevância.

Por isso é tão importante ter uma visão global do negócio, entender os processos e conhecer seu cliente/consumidor, essa é a melhor maneira de inovar dentro de empresas, criando soluções customizadas.

A criatividade, a capacidade de gerar ideias novas e úteis, é a semente da inovação, mas, a menos que seja aplicada e dimensionada, ainda é apenas uma ideia.” – David Burkus, autor de Under New Management.

Dois motivos para manter uma cultura de inovação na sua empresa

Valor agregado – Seu cliente passa a perceber o seu negócio como algo na vanguarda, que não fica estagnado numa zona de conforto, que busca melhorar a cada dia e oferece processos cada vez mais eficientes.

Perenidade – O mercado é dinâmico, e as situações, necessidades e exigências mudam a todo momento. Inovar reforça o interesse dos consumidores pelo seu serviço e/ou produto, gerando um público mais engajado e curioso pelo seu negócio, o que te mantém competitivo e perene.

Conheça 3 Tipos de inovação aplicáveis

1. Inovação de Novos Mercados ou Radical

A inovação radical é quando uma empresa modifica seus produtos e serviços drasticamente para criar um novo mercado ou transformar profundamente um mercado já existente. Foi o que a Apple fez quando lançou o iphone, ela impactou e revolucionou todo o mercado já existente de smartphones.

É preciso uma equipe atenta a tudo o que pode interferir naquilo que sua empresa faz hoje, inclusive em segmentos diferentes, mas que podem afetar o seu produto ou serviço.

Mas a inovação radical é uma das mais complexas a serem executadas, não acontece da noite para o dia, é um processo, um planejamento de longo prazo, com custos mais elevados inclusive.

 2Inovação Incremental

Nesse tipo de inovação, o objetivo é aprimorar, incrementar, atualizar produtos ou serviços que já são oferecidos pela empresa de acordo com as mudanças e necessidades do mercado ao qual está inserida.

A inovação incremental também gera valor para o seu cliente, mas com risco e complexidade baixos. Ainda utilizando a Apple como exemplo, as versões do iPhone lançadas a cada ano, são exatamente isso, uma atualização do produto em detrimento das necessidades do mercado e que a mantém competitiva.

3. Inovação Disruptiva

Inovação Disruptiva, através de novas tecnologias, traz uma alternativa de baixo custo para o mercado, modificando o comportamento desse consumidor.

As soluções disruptivas tornam seu produto ou serviço mais acessíveis, chegando a um grande volume de pessoas.

As mudanças não precisam ser no produto ou no serviço, elas podem ser na maneira como eles são disponibilizados para o público, mudando a forma com que as pessoas se comportam.

Um dos exemplos que mais se encaixam aqui, é a Netflix, que possibilitou que pessoas assistam milhares de filmes e séries com um custo mensal baixo e sem precisar sair de casa. Mas uma inovação disruptiva é mais arriscada, e assim como pode representar ganhos enormes para a empresa, também pode trazer grandes perdas.

Concluindo, inovação é manter-se competitivo, atualizado, é ter capacidade para se adaptar às mudanças e se destacar no mercado em que atua. E então, bora inovar?

 

Redação Verx

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