Skip to content

TENDÊNCIAS EM TI PARA 2022

2022 promete ser um ano e tanto. Não é novidade que a tecnologia hoje em dia direciona, facilita e transforma vidas no mundo todo, e no mercado corporativo funciona da mesma forma. Vivenciamos muitos desafios em 2020 e 2021 com a pandemia, onde muitas empresas e pessoas foram “forçadas” à se adaptar ao Digital, e muitas tendências em tecnologia que antes eram previstas para anos à frente, hoje já fazem parte do nosso cotidiano. Um bom exemplo disso é a preocupação com a segurança de dados, que aumentou muito nesses últimos dois anos devido ao trabalho remoto e com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados. Falaremos dela em um próximo artigo.

O Gartner – consultoria que analisa tendências em TI – identificou alguns nichos da tecnologia que terão destaque e maior crescimento em 2022, e vamos citar alguns a seguir.

 1. Inteligência Artificial 

A IA já ganhou o coração de muitas áreas do mercado, como engenharia, marketing, vendas, finanças, saúde, etc. Segundo o Índice de Nível de Inovação e Crescimento IA (consultoria Everis), o uso de IA na América Latina aumentou de 32%, em 2018, para 48%, em 2020. O avanço do 5G, por exemplo, abrirá portas a grandes avanços e vai impactar diretamente nas tecnologias de Inteligência Artificial.

 2. Trabalho distribuído 

Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, o conceito de empresa distribuída ganhou mais força, e as suas vantagens logo foram percebidas pelos empregadores. Esse conceito consiste em um modelo “repartido” de trabalho. Basicamente, em uma empresa, cada colaborador pode trabalhar de um lugar diferente – coworkings, o próprio escritório, casa, etc. Nesse momento muitas empresas ainda mantém o modelo de trabalho híbrido ou full home office, e a possibilidade de se consolidar um modelo distribuído já é considerada por muitos.

 3. Plataformas nativas da nuvem

O Gartner prevê que as plataformas nativas da nuvem servirão como base para mais de 95% das novas iniciativas em TI até 2025. Com o avanço tecnológico causado pela pandemia, as empresas precisarão se capacitar para operar neste formato.

 4. Experiência Total (TX)

Com o objetivo de interligar a experiência do cliente (CX), experiência do usuário (UX), experiência do funcionário (EX) e a multiexperiência (MX), a Experiência Total é definida como uma experiência completa e efetiva na jornada do cliente. O Gartner prevê que até 2024, as empresas que oferecerem o TX terão um desempenho 25% superior ao de seus concorrentes – levando em consideração a satisfação dos clientes e também dos colaboradores.

Além das citadas acima, o Gartner apontou diversas outras tendências para o ano de 2022. Você pode acessá-las clicando aqui.

Por ser um setor sempre muito aquecido na economia e em constante evolução, ainda haverá muitos recursos que se tornarão tendência em 2022 e nos próximos anos. É muito importante que as empresas se preparem e saibam em quais tecnologias investir para implementar em seus times.

 

Redação Verx

Compartilhe

Artigos Relacionados

Como se preparar para entrevistas em inglês

Cada vez mais empresas buscam profissionais de tecnologia com boa comunicação em inglês. Mesmo quando a vaga é para o Brasil,
Leia mais >

Tendências do mercado de tecnologia para 2026: transforme investimento em resultados

Tecnologia já não é apenas suporte, ela é vetor de diferenciação estratégica, e 2026 desponta como um ano de virada. Aqueles
Leia mais >

Dicas para um Dia das Crianças divertido!

Este texto é dedicado ao Dia das Crianças, mais que entregar um presente, é hora de criar memórias. Dedicar o dia
Leia mais >