Skip to content

Videocurrículo, já ouviu falar?

O que é Videocurrículo? O que falar, qual tempo ideal e como elaborar um bom roteiro?

Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn no primeiro semestre de 2021, para 75% dos profissionais de RH, o currículo impresso não é suficiente para avaliar as habilidades comportamentais de um candidato e o estudo também apontou que 76% dos recrutadores consideram o videocurrículo uma opção.

Os videocurrículos já são realidade em empresas de grande porte e ganharam força durante a pandemia, porque ao contrário do currículo padrão em que você precisa sintetizar sua vida profissional, nessa modalidade, você pode entrar um pouco mais em detalhes sobre resultados e competências, e inclusive pode falar um pouco mais sobre sua personalidade e quem você é além do profissional.

Diante dessa tendência que talvez seja o futuro do currículo, trouxemos algumas dicas que vão te auxiliar a gravar o seu, são elas:

Faça um roteiro

Estabeleça uma ordem para a apresentação do seu videocurrículo. Como sugestão, você pode começar pela apresentação pessoal (nome completo, idade, área de atuação, cargo atual, objetivo profissional e até suas softskills), depois pode falar sobre sua formação acadêmica, e fazer um resumo da sua experiência profissional baseada no seu objetivo (aqui, é o momento de dizer porque se interessa por aquela empresa e cargo, como pode contribuir, e o que espera aprender), e então você pode finalizar com seus resultados e legados deixados nas empresas pelas quais passou.

Ideia básica de roteiro para vídeocurriculo:

  1. Apresentação Pessoal
    • Nome completo: [Nome]
    • Idade: [Idade]
    • Área de atuação: [Área de atuação]
    • Cargo atual: [Cargo atual, se aplicável]
    • Objetivo Profissional: [Objetivo profissional]
    • Softskills: [Destaque algumas habilidades pessoais relevantes para a posição]
  2. Formação Acadêmica
    • Grau acadêmico: [Bacharelado/Mestrado/Doutorado, etc.]
    • Instituição: [Nome da instituição]
    • Curso: [Nome do curso]
    • Ano de conclusão: [Ano de conclusão ou previsão]

Experiência Profissional

  1. Resumo da Experiência Profissional
    • Breve resumo da trajetória profissional relevante para o objetivo
    • Destaque as realizações e experiências que se relacionam com a vaga e empresa em questão
    • Explique o interesse pela empresa e cargo e como você pode contribuir
    • Demonstre o que espera aprender e desenvolver na posição
  2. Resultados e Legados
    • Destaque principais resultados alcançados em empregos anteriores
    • Exemplifique como suas contribuições impactaram positivamente as empresas
    • Fale sobre legados deixados e aprendizados adquiridos ao longo da carreira

Conclusão

  1. Encerramento
    • Agradeça pela oportunidade de se apresentar
    • Reforce seu interesse na posição e empresa
    • Forneça informações de contato para possíveis dúvidas ou agendamento de entrevista

Dicas Importantes:

  • Mantenha o videocurrículo conciso e objetivo, evitando excesso de detalhes.
  • Pratique sua fala e gestos para transmitir confiança e profissionalismo.
  • Utilize um ambiente bem iluminado e sem distrações visuais.
  • Seja autêntico e demonstre entusiasmo ao falar sobre suas experiências e objetivos.

Conheça a empresa

Como em qualquer entrevista, é interessante para o recrutador que você demonstre conhecimento sobre o negócio. Pesquise para saber se existem notícias falando da empresa, para saber como essa empresa se comunica e se posiciona nas redes sociais, entre no site dela para conhecer melhor o negócio e a filosofia da empresa. Desta forma, quando for demonstrar seu interesse e entusiasmo pela vaga, você consegue exemplificar o porquê de estar querendo trabalhar ali.

Ambiente clean

Você está fazendo um vídeo profissional para uma empresa, então procure um lugar silencioso para gravar, onde você não seja interrompido ou tenha sua voz sobreposta por um carro passando, por exemplo. E procure um fundo neutro, sem muita informação, para evitar que a pessoa *que está assistindo seu vídeo* perca o foco em você.

Iluminação

O Local para a gravação deve ser um local iluminado, mas caso não consiga, preocupe-se principalmente com o seu rosto, ele deve estar bem iluminado, deixando claras as suas feições. Evite iluminação sobre a sua cabeça a 90°, ela causa um aspecto sombrio. Você pode utilizar a luz de uma janela, sente-se de frente para a janela e posicione o celular entre você e ela. Os melhores horários de luz natural são entre 8 e 10 horas da manhã ou a partir das 4h da tarde.

Escreva o que vai falar

Saber o que falar, traz fluidez para a sua apresentação. Escreva tudo o que vai falar e estude suas falas para sentir-se mais seguro, assim no momento da gravação, não vai ter aquele “branco” na mente. Mas caso tenha muita dificuldade, você pode posicionar o papel com as suas falas na direção da lente da câmera, assim você pode ir lendo, mas cuide para não parecer um robô, seja natural, por isso é importante estudar, mesmo que você vá ler.

Você pode usar o celular

Você não precisa de uma câmera profissional, você pode utilizar o próprio celular para gravar, mas busque um tripé para firmar e posicionar o celular, e o mantenha na altura do seu rosto ou de forma que enquadre meio corpo, da cintura até a cabeça. E utilize a câmera traseira assim você se obriga a olhar para a lente passando a impressão para quem assiste o vídeo, de olho no olho, ao contrário de quando se usa a câmera frontal que você acaba olhando para a tela do celular e a pessoa que assiste tem a sensação de que você não está falando com ela.

O Áudio

Muitas pessoas nem se lembram disso, mas quando gravamos um vídeo afastado da câmera ou do celular, o áudio pode ficar confuso, com eco, ou ruídos, e isso não é bom. Grave algo para teste e cheque se o seu equipamento está captando o áudio de forma consistente, caso esteja ruim, você vai precisar de um microfone de lapela, e no caso do celular, você pode improvisar com o microfone do seu fone de ouvido se o tamanho do fio for suficiente para isso. Passe o fone por debaixo da sua roupa e deixe apenas o microfone para fora, você pode prender o mais próximo do seu rosto possível, com um alfinete ou fita.

Modo Avião

E por último, se for utilizar o celular para gravar, coloque no modo avião ou silencie todas as mensagens e tire do modo de vibração. Imagine você concentrado em falar sobre suas habilidades e nesse meio tempo chega um monte de push, vibrando e tremendo o vídeo ou interrompendo a gravação com os sons de alerta? Você perderia a concentração e teria que editar ou refazer um vídeo que poderia ter sido fluido.

 

E é isso, o videocurrículo ainda não é uma solicitação comum, mas caminha para se tornar! E você que já está aprendendo a fazer o seu, pode inclusive surpreender enviando um videocurrículo mesmo que não tenha sido solicitado. Vale a pena se arriscar!

Redação Verx

Compartilhe
Redes Sociais
Conheça nosso trabalho
Localize no Site
Notícias Recentes
Categorias relacionadas:
Palavras chave:
Mais Lidas

Artigos Relacionados

Software e Aplicativo: é a mesma coisa?

No mundo digital, os termos “software” e “aplicativo” são frequentemente usados de forma intercambiável, mas será que realmente significam a mesma
Leia mais >

Existe um “Vale do Silício” brasileiro? Conheça as cidades mais tecnológicas do país.

Para que serve o Vale do Silício? O famoso Vale do Silício, fica na Califórnia (EUA), e se refere a uma
Leia mais >

Web Summit Rio 2024 – tecnologia sim, mas somada a criatividade, ética e educação.

Elizabeth Vasconcelos Sócia-Diretora/ Managing Director Com um olhar sobre a evolução da tecnologia sul-americana e como o Brasil está se mantendo
Leia mais >