Skip to content

Que tal começar um 2024 mais organizado?

Planejamento e organização: a dupla dinâmica para uma vida mais tranquila e produtiva

Quando somos organizados, conseguimos aproveitar melhor nosso tempo e recursos, o que nos deixa menos estressados e mais satisfeitos com nossas vidas. E estamos falando aqui de organização no geral, organização com nossas coisas, organização financeira e organização para realizar seus planos. Quantas vezes esse ano, você se perguntou onde estão as chaves ou deixou para última hora algo que precisava ser feito, ou ainda por falta de um planejamento financeiro acabou não comprando algo que queria, ou pior, comprou, mas se endividou?

O início do ano é sempre um bom momento para começar algo novo, para criar listas de metas e desejos, porque o nosso sentimento nessa época é de reset, recomeço. Um novo ciclo se inicia, como se alguém apertasse o botão desliga para o ano que termina e apertasse novamente para ligar o tão esperado Ano Novo! Então, bora anotar algumas dicas sobre planejamento e organização?

Receita base para planejar e organizar

Primeiramente, para se ter organização em qualquer tema, existe uma receitinha que se encaixa desde a questão mais simples à mais complexa, é só adaptá-la. A receitinha é:

  • Conheça o seu problema
  • Analise o que pode ser feito para resolvê-lo
  • Planeje como será essa execução
  • Faça
  • Revise seu planejamento, ajuste o que for necessário
  • Continue fazendo até atingir sua meta.

 

Veja um exemplo simples:

Problema – Casa desorganizada

O que fazer – Criar o hábito em toda a família de tirou/guardou, sujou/limpou.

Execução – Comprar caixas organizadoras e tudo terá um lugar certo, combinar que quem sujar irá limpar e todos podem cobrar uns dos outros a organização e limpeza.

Depois de feito, é só revisar se está dando certo usar e se todos estão colaborando. Se algo não estiver dando certo, conversar e refazer o planejamento de como ficaria bom para todos. E assim, é só seguir sempre ajustando o que for necessário, até que todos tenham criado o hábito das tarefas.. Agora podemos partir para dicas mais específicas e que tenho certeza, você notará certas semelhanças com essa receitinha básica!

Dicas para te ajudar com a organização financeira.

Mesmo que muita gente acredite que a falta de organização financeira impacte apenas as finanças, a preocupação com as contas e a falta de uma reserva de emergência também pode impactar outras esferas da vida como a mental, física e a social. Com organização conseguimos controlar nossos gastos, poupar dinheiro, planejar o futuro e alcançar nossos objetivos, sem ela podemos viver preocupados,, sob estresse e sem nada daquilo que sonhamos.

Trouxemos um passo a passo que pode te ajudar nessa missão.

Confira a seguir:

1. Tome consciência do quanto ganha e quanto gasta

Monte uma planilha ou anote num caderno, o seu salário, seus gastos fixos e variáveis e separe em gastos essenciais e não essenciais. Essencial, é tudo aquilo que não podemos cortar, que precisamos para nossa sobrevivência como aluguel, condomínio, alimentação, energia, gás, água, planos de saúde etc., e não essencial é o oposto.

2. Reserva de emergência

Agora, o ideal é que, com base nas suas anotações de ganho e gasto, defina um valor mensal para a sua reserva de emergência, e que seja justo. Não adianta colocar um valor muito alto e se esquecer de que você precisa de lazer, por exemplo, senão você vai guardar 2 meses e depois desistir.

3. Pague suas dívidas

Não dá para guardar dinheiro ou ter a cabeça tranquila, pensando nas dívidas que se multiplicam, então, comece quitando suas dívidas. Procure os credores e veja se é possível renegociar e liquidar os débitos em aberto.

4. Descubra onde pode economizar

Analise quais gastos são indispensáveis e quais podem ser eliminados ou simplesmente reduzidos, corte o que não for necessário. Pense que tudo o que você compra, você compra com uma parte da sua vida. Você usou seu tempo de vida para ganhar aquele dinheiro. Em que você está gastando o seu dinheiro? Vale a pena? É realmente necessário?

5. Anote tudo o que gastar

Use uma planilha, anote o que gastar no dia, controle o seu cartão. Anote mesmo as pequenas coisas como padaria, você vai se surpreender com o quanto poderia economizar com coisas que parecem pequenas. Se você utilizar o google drive, poderá acessar a planilha em qualquer lugar com o seu celular, inclusive para consultar se pode ou não gastar com aquilo que de repente você sentiu um impulso de comprar.

6. Crie metas

Determinar uma meta para atingir, ajuda a ter comprometimento e seguir o plano. Então, defina um objetivo, um prazo e como você vai fazer para atingi-lo. Por exemplo, a reserva financeira, defina o valor final, e quando você quer ter esse valor, ou se o seu objetivo for um carro, defina o carro, assim já saberá o valor, e defina até a cor e os detalhes, isso ajuda a deixar seu objetivo mais concreto e real. Agora defina quando terá esse valor e como vai fazer para conseguir.

7 – Revise seus planos

Sempre revise suas planilhas de controle, ajuste o que for necessário e siga o que está nela. Colocar na planilha e esquecer do plano no dia a dia não resolverá seus problemas.

Pronto, com esse passo a passo, você vai conseguir colocar suas finanças em ordem. E se mesmo assim estiver difícil, procure um profissional da área, ter um bem-estar financeiro não tem nada a ver com ganhar mais, tem a ver com saber viver com o que você ganha. Quantas vezes seu salário aumentou e em cerca de 2 meses o valor a mais que deveria sobrar já estava comprometido? Pois é!

Agora, vamos falar sobre organização e produtividade

Quando somos organizados, conseguimos cumprir prazos e evitar estresse o que nos poupa tempo e esforço. Isso nos permite concentrar a atenção em nossas tarefas e alcançar melhores resultados. Ser desorganizado nos faz perder tempo e nos submete mais vezes ao erro, o que pode nos deixar desmotivados e menos produtivos.

Algumas dicas para ser uma pessoa organizada com o trabalho e as tarefas diárias:

  1. Faça uma lista de tarefas
  2. Defina suas prioridades, quais são as tarefas mais importantes?
  3. Estabeleça prazos para todas as suas tarefas. Isso vai te ajudar a manter o foco e a evitar procrastinar.
  4. Organize seu espaço de trabalho. Um espaço de trabalho limpo e organizado é mais produtivo.
  5. Organize o seu tempo de trabalho, separe em partes, deixe pausas para o café e faça o seu horário de almoço. Lembrando que é muito importante fazer pausas regulares ao longo do dia para evitar o esgotamento. Levante-se e se movimente a cada 20-30 minutos.
  6. Faça as coisas mais difíceis e importantes, na parte da manhã, as tardes tendem a dar menos motivação para o que é difícil.
  7. Use um sistema de arquivamento, arquivos organizados te ajudarão a encontrar facilmente os documentos e informações que você precisa.

Quando não temos um plano, é mais difícil saber o que e quando fazer,, isso pode nos levar a deixar as atividades para depois e gerar um efeito bola de neve. Esse plano pode ser simples ou complexo, mas é importante que ele seja realista e que você esteja disposto a segui-lo. Organizando sua vida financeira, organizando seu trabalho e tarefas diárias em casa, é só fazer a sua lista de metas para o ano novo e começar a agir!

Desejamos que você consiga atingir todos os seus objetivos este ano, e que sua organização e planejamento ajudem você a conquistar! Boas festas, e feliz ano novo!

Compartilhe
Redes Sociais
Conheça nosso trabalho
Localize no Site
Notícias Recentes
Categorias relacionadas:
Palavras chave:
Mais Lidas

Artigos Relacionados

Existe um “Vale do Silício” brasileiro? Conheça as cidades mais tecnológicas do país.

Para que serve o Vale do Silício? O famoso Vale do Silício, fica na Califórnia (EUA), e se refere a uma
Leia mais >

Web Summit Rio 2024 – tecnologia sim, mas somada a criatividade, ética e educação.

Elizabeth Vasconcelos Sócia-Diretora/ Managing Director Com um olhar sobre a evolução da tecnologia sul-americana e como o Brasil está se mantendo
Leia mais >

O que é Rollout em projetos de tecnologia?

Entenda o que é e se vale a pena investir em um Rollout em TI O mundo da tecnologia da informação
Leia mais >